quarta-feira, 29 de julho de 2015

COMO TRABALHAR COM FRAÇÕES

Queridos amigos leitores, eu tenho observado que a maioria dos meus alunos tem grande dificuldade em resolver frações e, para que isso não repita-se, resolvi escrever esse artigo para eliminar esse problema. Mostrarei aqui a essência da resolução para que, de fato, ninguém esqueça:

Adição

Quando somamos frações com os denominadores iguais, a resolução é muito simples, pois somamos os numeradores e repetimos os denominadores:

¾ + ¼ = 4/4 = 1

Realmente, quando os denominadores são iguais na adição é muito simples. Mas há casos em que, na adição, os numeradores são diferentes e, quando isso acontece, existem duas maneiras de resolver-se, mas eu explicarei a maneira que mostra a essência, pois, apesar de parecer complexa, torna-se mais simples:

¾ + ½: encontra-se o m.m.c. de 4 e 2, que é 4, já deixamos os denominadores iguais agora, é só pegar o 4 (m.m.c.) dividir pelo denominador de cada fração, nesse caso, 4 e 2, e multiplicar pelo numerador de cada fração, nesse caso, 3 e 1; feito isso, é só somar os numeradores e repetir o denominador de cada fração:

¾ + 2/4 = 5/4

Para entender melhor, pense em duas barras de chocolate; divida uma em quatro pedaços e a outra divida ao meio; agora pegue a barra de chocolate que tu dividiste ao meio e divida cada pedaço ao meio; de cada barra, pegue a quantidade que está representada no numerador (3 e 4) e some; com certeza, dará cinco.

Obs.: para subtração podemos usar o mesmo processo (m.m.c.).


Multiplicação

Multiplicação de fração é muito simples: multiplica-se numerador por numerador; e, denominador por denominador. Veja este exemplo:

¾ . ½ = 3/8 4 . ½ = 4/1 . ½ = 2


Divisão

Quado o assunto é divisão de fração, muitos professores ao querer facilitar a vida do aluno, pede ao aluno para multiplicar em X: multiplicar o numerador da primeira fração pelo denominador da segunda; e, o denominador da primeira fração pelo numerador da segunda. Bem, se a divisão de fração aparecer neste formato, ¾ : ½, tudo bem, facilita a vida do aluno, todavia, se aparecer neste formato ¾/½, pode complicar a vida do aluno. Então, para que isso não aconteça, devemos seguir o seguinte processo: mantenha a primeira e inverta a segunda; depois é só multiplicar.
Por que temos que manter a primeira e inverter a segunda? Porque, simplesmente, a/a, antes de estar nesta forma, era a.¹/a.

Exemplos:

¾/½ = ¾.²/1 = ³/2

60/½ = 60.²/1 = 120

Queridos amigos leitores, por enquanto, ficamos por aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.