segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O QUE É MAIS FORTE DO QUE UM LEÃO E MAIS DOCE DO QUE O MEL?

               Queridos amigos leitores, começarei esse artigo fazendo uma pergunta a vós: será que somente os seres humanos são capazes de saber matemática? A matemática tem sua abstração, como também, seu caráter relativo. Então, amigos leitores, qual seria a resposta? Bem, na verdade, é algo para pensar muito, pois temos muito para aprender com os seres vivos que habitam esse lindo planeta além de nós.
               O enigma proposto por Sansão, personagem bíblico, é o seguinte: "Do comedor saiu comida, e do forte saiu o doce." A resposta para esse enigma vós já sabeis, mas eu deixo um outro  enigma: o que é mais forte do que um leão e mais doce que o mel?
               A abelha-européia constrói as paredes do favo de mel com cera, que é produzida em glândulas localizadas na parte de baixo do abdômen. O favo de mel é considerado uma maravilha de engenharia, pois elas utilizam células hexagonais.
               Por séculos, matemáticos pensavam que a forma hexagonal era melhor que triângulos equiláteros e quadrados, ou que qualquer outra forma, para dividir um espaço e aproveitando-o o máximo e usando o mínimo de material. Todavia eles não sabiam explicar exatamente o motivo. Mas, em 1999, o professor Thomas C. Hales provou isso matematicamente com o que ele chamou de Conjectura do Favo de Mel. Ele demonstrou que hexágonos regulares são a melhor maneira de dividir um espaço em partes iguais com o mínimo de sustentação estrutural.


                                                                                                                                                                                     

               Nos dias presentes, os cientistas imitam o favo de mel para criar estruturas resistentes e que tenham melhor aproveitamento de espaço. A engenharia aeronáutica, por exemplo, usa estruturas em forma de favo de mel para construir aviões mais fortes e mais leves, consumindo assim menos combustível.
               Vós pudestes observar que as abelhas descobriram isso antes dos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.