sábado, 3 de janeiro de 2015

O DESEJO DO SÁBIO

               Por que a maioria das pessoas tem medo da morte? Por que as pessoas querem viver para sempre? Reencarnação, um paraíso celeste ou um paraíso aqui mesmo no planeta Terra, são o que prometem as religiões, todavia, essas mesmas pessoas que acreditam nessa continuação da vida têm medo de morrer. Por que elas têm medo? O sábio não tem.
               Essas pessoas têm medo de morrer, porque apegaram-se as coisas materiais desse mundo. Quando elas morrerem, sabem que não levarão nada desse mundo. Por que as pessoas apegam-se às coisas materiais? O sábio não apega-se.
               O que o sábio tem que essas pessoas não têm? Ou, melhor, o que o sábio não tem que essas pessoa têm? Qual será a resposta? O sábio sabe.
               As pessoas têm desejo. O desejo é a resposta. Quando as pessoas desejam coisas, elas apegam-se e, consequentemente, sofrem, pois sabem que um dia terão de deixar tudo para traz.
               Mas, qual é o desejo do sábio? O desejo do sábio é não ter desejo. Se ele não tem desejo, ele não apega-se; se ele não apega-se, ele não sofre. O sábio é feliz.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.