O QUINTO POSTULADO DE EUCLIDES

               Queridos amigos leitores do meu blog, escrevo este artigo para que vós expressais a vossa opinião sobre o que eu penso. O quinto postulado de Euclides, durante 2.000 anos, deixou os matemáticos intrigados. O matemático escocês, John Playfair ( 1748 - 1819) reescreveu o quinto postulado da seguinte maneira: se um plano contém uma reta r e um ponto P fora dessa reta r, então passa por P uma única reta paralela à r.
               Certa vez, ao ensinar um aluno, esse aluno perguntou-me se duas retas disposta como a figura abaixo, são paralelas:


                                                                                                                                                                                 Esse aluno mencionou o quinto postulado de Euclides sem saber. A resposta que eu dei para o aluno, foi que elas não são paralelas, pois em algum momento, uma interceptará a outra. Então, na verdade, elas são secantes.
               Euclides explicou seu quinto postulado assim: se duas retas m e n são interceptadas por uma terceira reta l de forma que a soma dos ângulos internos a e B (alfa e beta) num dos lados de l seja menor que 180 graus, então m e n vão se interceptar daquele mesmo lado de l, caso sejam estendidas o suficientes.
               Queridos amigos leitores,vós concordais comigo, que Euclides estava certo e, durante esses 2.000 anos, os matemáticos que não entenderam o que ele disse?





Comentários