sexta-feira, 20 de junho de 2014

NÚMEROS COMPLEXOS

       O conjunto dos números complexos – C – é o conjunto constituído por todos o números “ z “ que podem ser representados na forma algébrica por a + b i  onde  a Î R, b  Î Ù  i = Ö-1 (chamada unidade imaginária).
       C =  {z ½ z  =  a  +  b i  onde a , b Π Ù  i  =  Ö-1}
                                                              
       Essa definição acima é só para relembrar o que é o conjunto dos números complexos. Na verdade eu quero dividir algo muito maravilhoso que aconteceu comigo: eu estava a tentar resolver uma expressão que envolvia números complexos, mas eu não estava a conseguir, então recorri a o meu grupo Number Theory, onde o matemático Rodolfo Riverol resolveu para mim. A expressão com a resolução é essa abaixo:

i +  i –i/i –i  -  i  i
Resolução
Se exp(i x)  =  cosx  +  i senx.
Ao colocar x  =  p/2  dá-nos exp(i p/2) = i,
então i i  =  (exp(i p/2))i  =  exp(- p/2), e i –i   =  (exp(i p/2))-i  =  exp(p/2).


i i –i/i –i  -  i i  =  (exp(p/2)  +  exp(-p/2))/(exp(p/2) – exp(-p/2)) @ 1,09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.