FRAÇÃO: DÚVIDAS

     Queridos amigos leitores, eu, como professor, tenho observado que muitos alunos, do fundamental ao ensino superior, têm dificuldade em trabalhar com fração, pois, não entenderam a essência: o aluno, por displicência, não explicita a sua dúvida durante a aula.
     A multiplicação de uma fração por outra, é muito fácil: multiplica-se numerador por numerador; denominador por denominador.
   
     Exemplo:

                   1/4 . 1/2 = 1/8

     Na divisão, é só manter a primeira fração e inverter a segunda. Muitos alunos resolvem dessa maneira, mas não sabe o porquê.

     Exemplo:

                   b/b = b . 1/b

                   30 : 1/2 = 30 . 2/1 = 60 (se pegarmos uma barra de chocolate e dividimos ela ao meio, teremos duas barras de chocolate).

     Quando somamos dua frações e, se os denominadores forem iguais, é só repetir o denominador e somar os numeradores. Mas se os denominadores são diferentes, não podemos somar os numeradores, antes de encontrar um numero que seja comum a esses denominadores. Para entendermos isso, vamos ao exemplo da pizza: se comprarmos uma pizza e dividimos essa pizza em três pedaços, teremos dois pedaços de 1/4 e um pedaço de 1/2 pizza, mas temos que dividir para 4 pessoas; então pegamos o pedaço de 1/2, dividimos ao meio, onde teremos dois pedaços de 1/4. A pizza, ou todos os pedaços dela, é o denominador; os pedaços que serão distribuído - numerador.

     Exemplo:

                  1/2  +  1/4  =  2/4  +  1/4  =  3/4      (m.m.c. 4)

     Espero que depois desse conteúdo os alunos percam e medo de trabalhar com fração.



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