domingo, 13 de abril de 2014

TRIGONOMETRIA

    Queridos amigos leitores, vós sabeis que a maioria das pessoas não gosta de matemática, mas pensem em um mecânico a trabalhar sem as suas ferramentas de trabalho, certamente, esse mecânico ficaria incapacitado de exercer a sua profissão. O que essa maioria que não gosta de matemática, não sabe, é que na matemática existem várias ferramentas que facilitam a vida de todos os seres humanos.

    Eu acho o alpinismo um esporte lindo, todavia, se alguém precisar medir a altura de uma montanha, não precisará contratar um alpinista para isso, pois na matemática  existe uma ferramenta para isso, que chamamos de Trigonometria. Na verdade, não é preciso chegar perto da montanha, pois existe um aparelho chamado teodolito, que serve para medir o ângulo formado entre a visão do observador e o topo da montanha; caminha-se um valor desconhecido para trás; mede-se novamente o ângulo formado entre a visão do observador e o topo da montanha; é só fazer o cálculo e já se sabe a altura da montanha.


Um homem ao medir a altura de uma montanha.


    Eu acho o alpinismo o máximo, mas não pratico, porque tenho medo de altura. Se algum dia, eu precisar saber a altura da montanha, eu saberei como medi-la, sem escalá-la. É por isso que eu amo a matemática.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.