segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

INEQUAÇÕES

Amigos leitores, eu já falei em meu blog sobre equações, mas existem outros sistemas matemáticos conhecidos por inequações, onde falarei sobre as inequações de 1° e 2° graus. Mas o que muitos alunos perguntam, e com toda a razão, é para que servem as inequações. Então os professores não devem estar apenas preparados para resolver problemas que envolvem inequações, mas sim para dizer a utilidade das inequações no nosso cotidiano. Se perguntarem a uma pessoa a altura de um objeto qualquer, essa pessoa pode responder apenas com um número, todavia existem situações, em que isso não é possível, onde nessas situações teremos que quantificar por um intervalo numérico. Por exemplo, podemos usar as temperaturas do nosso planeta, pois se perguntarmos qual a temperatura que um homem pode suportar, não seria possível afirmar com um valor somente, mas sim com um intervalo numérico, que seria o registro da menor  e da maior temperatura registrada em nosso planeta que foram – 89° e + 58°.
    Situações como estas não podem ser respondidas com apenas um número, não está incorreto, mas também, não é totalmente certo. Para encontrar todas as soluções possíveis, o intervalo numérico (ou intervalos numéricos), os matemáticos criaram as inequações.
    Vou deixar dois problemas de 1° e 2° graus para vós resolvereis, de inequação:
1.      Determine o conjunto solução da inequação do 1° grau ( nos reais).
a)      (3x – 4)/2 + 4x > 7x/2
2.      Determine o conjunto solução da inequação do 2 ° grau (nos reais).

a)      x² + 3x + 5 > 2x

Um comentário:

  1. O comentário feito por vós, é muito importante para o ensino/aprendizado de matemática.

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Ressonância Harmônica.