COMO OS MATEMÁTICOS PENSAM

    Queridos amigos leitores, hoje eu posso dizer, de toda parte do mundo, pois cada dia que passa, mais países visitam o meu blog. Eu gostaria de esclarecer uma ideia que a maioria das pessoa pensam dos matemáticos, onde eles são comparados a calculadora, pessoas que fazem contas com as operações básicas de maneira muito rápida, algo impressionante. Na verdade, isso é muito relativo, pois um leigo pode fazer essas continhas muito mais rápido do que um matemático. O que diferencia um matemático de uma pessoa comum, é que ele sabe qual o caminho a seguir.
    Uma vez, eu estava a ajudar os alunos que procuram ajuda no Yahoo. Com, na qual esse aluno perguntou o seguinte: qual o número que multiplicado por ele mesmo que resulta em 20. Amigos leitores esse aluno não respondeu essa pergunta, porque ele não pensou como um matemático. Se ele tivesse pensado como um matemático, ele pensaria da seguinte maneira:
·        Um número multiplicado por ele mesmo que dá 20, e eu não sei que número é esse, então vou chamá-lo de x;
·        Esse número é multiplicado por ele mesmo, então é x.x, que é igual a ;
·        Logo, ficaria x² = 20 (uma equação polinomial do 2º);
·        x² = 20 Þ Öx² = Ö20 Þ x = ± Ö20.

Vós vistes que para resolver problemas matemáticos, ao pensarmos como matemático, fica mais fácil encontrar o caminho.

Comentários

Postar um comentário