A MATEMÁTICA E OS ALUNOS ESPECIAIS

    Queridos amigos leitores, como vós sabeis, o nome do meu blog é Matemática para Todos, então se a matemática é para todos, eu não poderia deixar de fora os alunos portadores de necessidades especiais, pois eles são seres humanos como nós, e nenhum direito pode ser negado a eles. O processo de inclusão é uma grande avanço na educação, pois esses alunos podem frequentar, assim como outro aluno qualquer, as escolas regulares. Antes esses alunos tinham que se adaptar as instituições escolares, mas agora é o inverso, as instituições é que tem que se adaptar a esses alunos portadores de necessidades especiais.
    Os alunos com deficiência mental, auditiva ou visual, todos eles têm o direito de aprender matemática, todavia os cursos de licenciatura não preparam os professores para trabalharem com esses alunos especiais. Nós professores não podemos encarar essa carência como um obstáculo, mas sim, como algo prazeroso ou um desafio que pode ser superado.
    Eu já trabalhei com alunos portadores de necessidades especiais, na qual foi uma experiência incrível, pois, foi algo novo para mim, mas eu não vi muita diferença, poque os alunos especiais tinham mais interesse em aprender matemática do que os alunos normais. Existem cursos que ensinam os professores a trabalharem com alunos especiais, onde é um investimento muito válido, mas os nossos Governantes têm que fazerem a parte deles, para a inclusão acontecer.
    Não importa a sua deficiência, a sua cor, a sua religião ou classe social, a matemática é para todos.

Comentários