sábado, 7 de dezembro de 2013

A MATEMÁTICA E O ENEM

   Queridos amigos leitores, hoje vou falar sobre uma avaliação que acontece no Brasil, que se chama  ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio), mas não sei se vocês concordarão comigo, pois eu fiz uma pesquisa sobre essa avaliação, e até participei dela para poder sentir na prática o que acontece com o estudante no momento do exame. No ENEM há várias ciências envolvidas, todavia eu vou falar sobre a matemática, porque nesse exame acontece uma injustiça muito com os candidatos, principalmente nas questões que envolvem matemática, pois antes do enunciado, há um texto longo, e em seguida é que  vem o enunciado , que também é longo, e na maioria das vezes, as alternativas, também são longas.
   A minha proposta em relação a isso, é que mudem as questões longas, antecedidas por textos, também longos, por questões ou enunciados curtos, mas inteligentes. Então vocês devem estar a perguntar: o que é um enunciado inteligente? É aquele que ensina ou mostra o caminho para a resposta correta. Para que vocês entendam melhor, eu vou lhes contar um fato que aconteceu na internet, quando um aluno pediu uma ajuda, através do Yahoo.com, para alguém resolver uma questão de matemática pra ele, e esse aluno estava desesperado. então resolvi ajudá-lo. A questão era a seguinte: descobrir o perímetro de um triângulo retângulo isósceles, na qual sua área era 8 cm². Amigos leitores, vocês perceberam a inteligência do enunciado? A pergunta parecia ser difícil, mas na verdade ele estava muito fácil, pois o triângulo mencionado na questão, era retângulo e ao mesmo tempo era isósceles. O triângulo isósceles é aquele que tem dois lados iguais, e se for retângulo, também, ele é a metade de um quadrado; se é ametade de um quadrado, já se conhece os três lados.
   O problema com os enunciados do ENEM, não é apenas porque o candidato perde muito, mas sim, por causa do desgaste físico e mental sofrido por esse candidato, na qual muitos sofrem de alguma doença crônica, que pode ser hipertensão, diabetes ou alguma doença renal. Com os enunciados inteligentes, pode-se avaliar a inteligência da pessoa, e consequentemente, gerar menos sofrimento para o candidato. 

Um comentário:

Ressonância Harmônica.