A LENDA DO XADREZ E A POTENCIAÇÃO.

   O xadrez é um dos jogos mais antigos do mundo. Diz uma lenda que ele foi inventado, há muitos séculos, na Índia. Foi aí que o rei o Rei Sheram, entusiasmado com o novo jogo, resolveu recompensar Sessa, que era professor e o inventor do xadrez.
   "Eu desejaria recompensar-te pelo teu maravilhoso invento", disse o rei, cumprimentando Sessa. "Gostaria de satisfazer o teu mais caro desejo", continuou o rei.
   Sessa, na sua humildade, disse: " - Majestade, eu gostaria de receber um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro do xadrez, dois grãos pela segunda casa,quatro grãos pela terceira casa, oito grãos pela quarta , e assim sucessivamente, até completar as 64 casas".
   Admirado e até mesmo irritado pelo pedido tão modesto, o Rei Sheram solicitou aos seus sábios que calculassem o número de grãos e ordenou aos seu criados que entregassem em um saco a recompensa pedida por Sessa.
   No dia seguinte, o rei escutou apavorado um dos sábios dizer qual era esse número:
                             
                             18 446 744 073 709 551 615 (total de grãos)

   Só para tu teres uma ideia de o quanto esse número é grande, basta dizer que, se fosse plantado trigo em toda a face da Terra, iria demorar alguns séculos para produzir esse número de grãos!
   Essa história do xadrez, amigos leitores, é para vós entenderdes a importância de aprender potenciação.
    

Comentários

Postar um comentário