quarta-feira, 27 de novembro de 2013

OS MATEMÁTICOS SABEM TUDO DE MATEMÁTICA?

   Para ser matemático, é preciso o que? Simplesmente fazer um curso de superior de matemática. Agora muitas pessoa pensam, que depois que acaba o curso, pode perguntar qualquer coisa a esse matemático, que ele vai responder; pode dar qualquer problema matemático que ele vai resolver. Mas na verdade, não funciona assim, pois existe uma complexidade muito grande, porque envolve muitos fatores: se o matemático quando era aluno, era dedicado; se as suas notas refletia quem ele era; e, se seus estágios realmente aconteceram. Mesmo quando aluno, o matemático fez tudo corretamente, ele não sabe 1/4 do que deveria saber.
   Para ser um bom matemático, a pessoa depois que acaba a graduação, tem que fazer uma especialização em ensino da matemática; rever toda a disciplina que fez parte da sua grade durante o curso; estudar conteúdos que não teve durante o curso; estar sempre resolvendo exercícios, principalmente os mais difíceis; e, assim que puder ou tiver oportunidade, fazer um mestrado e um doutorado.
   Então , queridos amigos leitores do meu blog, se algum dia vocês derem algum problema para um matemático resolver, e ele não conseguir no momento, não faça uma crítica negativa dele, pois a matemática funciona assim: quando tu pensas que sabes tudo, tu não sabes nada; e também quando um matemático não consegue resolver um problema de imediato para ajudar um amigo ou aluno, ele fica muito arrasado, precisa até tomar calmante para dormir.
   Para finalizar, um matemático tem que pensar que nunca sabe tudo. Ele tem que ser humilde. 

Um comentário:

Ressonância Harmônica.