MATEMÁTICA: A CIÊNCIA QUE PREVÊ O FUTURO

   Desde de criança que já ouvimos falar de pessoas que podem prever o futuro, seja através de cartas, búzios, dos profetas da bíblia, enfim, de várias maneiras, mas prevê o que vai acontecer daqui  a 5 minutos, 2 dias, 1 ano, 1 século,não é uma tarefa fácil por isso muitas pessoas que dizem que sabem prevê o futuro deixam muito a desejar, pois a maioria, das pessoas que prometem isso, só quer enganar as pessoas para obter dinheiro. Agora existe uma ciência que pode prevê o futuro, mas que não é bem vinda pela maioria das pessoas, principalmente alunos; sim , nós estamos a falar da matemática. Então as pessoas perguntam como isso é feito? De que maneira a matemática pode prevê o futuro? A resposta é muito simples, pois ela prevê o futuro através de suas sentenças ou fórmulas matemática, na qual chamamos de incógnita ou variável, aquilo que estamos querendo saber.
   Agora para se provar isso vamos criar uma problema matemático:
   Um carro viajando com uma velocidade constante 80 km/h. Estamos em algum ponto da pista e vemos esse carro passar. Poderíamos nos perguntar: onde esse carro estará daqui a 4 horas? não precisamos viajar nele para saber. Podemos prever.
   Vamos usar a fórmula ou equação: S = So + Vt
 
   So = 0
   V  = 80 km/h
    t   = 4 h

   S = INCÓGNITA (o que queremos saber)
 
   S = 0 + 80.4
   S = 320 km
 
   Então, conhecendo as condições iniciais e as funções adequadas, pode-se determinar qualquer coisa sobre um movimento. Nós poderíamos, por exemplo, supor que esse carro estivesse fazendo uma longa viagem e determinar a sua posição após 1 dia, 2 dias, 3 dias, etc.
   A matemática tem muito mais para nos oferecer do que nós imaginamos.

Comentários

Postar um comentário