sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A HUMILDADE E A MATEMÁTICA

   A matemática para muitos alunos é uma disciplina que não precisava existir, simplesmente pelo fato dá difícil compreensão. Todavia eu já mostrei aqui no meu blog que sem a matemática não há progresso, e se há alunos que tem grande dificuldade em aprende-la, é porque falta a esse aluno algo muito precioso que é a humildade, pois a pessoa humilde não tem vergonha ou medo de dizer que não entendeu a explicação dada pelo professor. Essa observação sobre a humildade e a matemática, que eu estou a fazer aqui, não é baseada em algum teórico famoso, essa observação foi criada através das minhas experiências de quando eu era aluno do fundamental até a vida de professor, onde eu presenciei isso na pele. Existem muito intelectuais que falam da vida em favelas, mas nunca entraram numa favela, e muito menos falaram com algum morador de lá.
   Para um aluno ser humilde, ele tem que mostrar as sua fraquezas, isso traduzindo para sala de aula, quer dizer que ele tem que se manifestar, de preferência perante a turma, que não entendeu o conteúdo, na qual o professor acabara de explicar. Muito alunos ficam receosos em dizer que não entendeu, pois ficam com medo de serem zombados pela turma, mas na verdade alguns daqueles que estão a zombar, também não entenderam. Então, meus amigos leitores, é nesse momento que deve existir a humildade, pois se o aluno não entendeu o conteúdo matemático, ele tem que se manifestar, e como eu falei de preferência perante a turma, pois é o momento certo, onde o professor terá que dá atenção ao aluno querendo ou não.
   O aluno tem a opção de pedir explicação a um colega, mas nem sempre isso é possível, e com isso as dúvidas vão se acumulando, e ser por acaso e esse aluno quiser fazer o curso de matemática, vai encontrar grandes dificuldades, pois não aprendeu totalmente o básico.
    Para aqueles que já estão no curso de matemática, o meu conselho é que não desistam perante as dificuldades; e para aqueles que pretendem cursar, boa sorte e parabéns, pois fizeram uma ótima escolha.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ressonância Harmônica.